Quem tem direito

Confira se você tem direito a cidadania italiana. É muito simples, logo abaixo você pode ver as regras e como você pode fazer o pedido.

Não existe limite de gerações para conseguir o direito à cidadania italiana, também não precisa ter o sobrenome do antepassado italiano em seu nome atual! 

Quando em nossa família o “sangue italiano” passa sempre por homens, então temos direito à Cidadania Italiana!

Exemplo:
Bisavô italiano – Avô – Pai – Você
Veja que sempre tem homens, o avô é filho do bisavô, depois teve o pai e você. Sem mulheres na linha de descendência.

Mas e como fica no caso de ter alguma mulher?
Exemplo: Bisavô italianoAVÓ PaiVocê ?

Quando temos uma mulher na linhagem então também é possível conseguir, apenas precisamos controlar em que ano a mulher teve o filho ou filha. Naquele exemplo, precisamos ver “Em que ano nasceu o seu Pai, ou seja, o filho da Avó?”

A regra é assim: se o filho ou filha da mulher nasceu DEPOIS DE 1948 (48, 49, 50…) então ela passou o direito à geração seguinte. Já se nasceu (47, 46,..) antes, então não.

Porém aqui a boa notícia: mesmo que em sua família tenha a situação da mulher na linhagem com filhos antes de 1948 VOCÊ PODE CONSEGUIR, apenas muda como o Pedido é feito.  Veja o vídeo que explica direitinho!

Veja o Vídeo Sobre o Direito a Cidadania Italiana!

Qual o Elenco de Documentos Necessários, Quanto Demora e Quanto Custa?

CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO:

Quem casou com uma pessoa que tem direito pode se naturalizar italiana por casamento depois que o marido ou esposa conseguir. Esposas que casaram até 1983 podem inclusive ter já a cidadania italiana reconhecida junto com o marido, demais casos primeiro se faz do marido ou da esposa e depois se faz o pedido de naturalização italiana por casamento.

O elenco de documentos que precisamos reunir são as certidões que demonstram que somos parentes do antepassado italiano. Através destas certidões as autoridades italianas podem entender quem é filho de quem, quem é o avô e assim por diante.

gente_italiana_area_de_membros-300x189 Quem tem direitoTodos os documentos do processo podem ser obtidos por telefone ou pela internet, sem precisar sair de casa. Não precisa viajar até o interior e procurar documentos e em média as pessoas demoram 6 meses para preparar tudo. Para obter a cidadania italiana mais rápido se pode organizar uma viagem de férias à Itália e fazer o pedido ali, neste caso demora em média 05 meses para conseguir. Já se a pessoa faz o pedido pelo consulado italiano no Brasil demora alguns anos até eles entregarem o passaporte italiano.

Você gasta cerca de R$ 250 reais preparando cada um dos documentos necessários, geralmente as famílias reúnem cerca de 12 certidões, mas é um valor que você pode ir pagando ao longo do ano, um de cada vez enquanto vai obtendo os documentos.

O mais interessante é que além de estarmos realizando o pedido de cidadania italiana nós também resgatamos a história de nossa família, descobrimos a origem de nossa família na Itália.

E aí, você tem direito? Que tal começar agora mesmo?

gente_italiana_area_de_membros-300x189 Quem tem direito

Voltar ao início